segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Primeiro Mês do ANO e os Primeiros Dentinhos!

Feliz 2011!!!

Esta primeira postagem será uma homenagem aos meus pequeninos pacientes! 

É TÃO BOM poder recebê-los bem cedo em meu consultório! 

Além de amar poder ver este bebês, saber que as primeiras instruções vai trazer uma melhor saúde bucal e evitar a presença de cáries, fico eternamente grata em poder ajudar! 

Hoje ainda recebo em meu consultório muitas crianças de 8meses - 4 anos de idade com vários dentes acometidos por esta doença e até com a necessidade de tratamento de Canal.

Vale a pena cuidar desde cedo e saber o que é o melhor para o seu filho. Vale lembrar que nenhum paciente é igual a outro, e que cada um merece um cuidado especial! 

Hoje falarei sobre os sintomas da erupção dos primeiros dentinhos. 

OS PRIMEIROS DENTINHOS

A primeira preocupação como mãe se deve quanto a todos os sintomas que aparecem quando o bebê está prestes a ter o primeiro dentinho. 

Sintomas 

Existe uma variação muito grande de sintomas gerais supostamente associados com o irrompimento dos dentes de leite, tais como febre, falta de apetite, erupção cutânea, corisa, aumento da salivação, diarréia fraca e outros.
O aparecimento do dente é um processo normal, mas alguns distúrbios podem aparecer neste período, entretanto nem sempre estão relacionados com o dente.
A salivação excessiva pode estar relacionada direatamente com a dor e o desconforto experimentado pela criança ou também pela maturação das glândulas salivares. 
É importante saber que alguns sintomas acentuados durante este período podem alertar  uma associação com alguma doença sistêmica que pode estar ocorrendo concomitantemente. 
Um estado febril de 37 graus é normal, mas um estado febril maior e apresentar o quadro de diarréia, vômitos, é necessário a procura de uma orientação médica.


O que fazer 

Para diminuir o incomodo:


Sempre recomendo usar a menor quantidade de medicamentos possíveis. E por isso estarei indicando primeiramente duas formas de alívios sem medicamento. 

Mantenha o bebé distraído para ajudar a não prestar atenção nos sintomas. Músicas,Brincadeiras, Livros interativos e passeios são algumas das formas que poderemos ajudar.

Use mordedores. Ele se torna o melhor amigo do bebé nesta fase. Estes normalmente têm um formato e material ideal para massagear as gengivas sem que as machuque, aliviando a sensação de coceira. Os mordedores são feitos de materiais que podem ser esterilizados sem problemas.Esterilize-os e coloque-os na geladeira.O frio suaviza e anestesia gengivas doloridas.Se seu bebê gostar do frio, quando um mordedor esquentar, substitua-o por outro frio.

 

Introduza novos alimentos na dieta do bebê assim que iniciar a dentição. É bom que os pais aumentem a consistência dos alimentos dados ao bebé, pois assim ele aprenderá a mastigar e isso ainda ajudará a aliviar a coceira na gengiva. Dê ao seu bebé bebidas e alimentos frios e mais durinhos quando ele estiver com muita coceira. Isso tudo massageia a gengiva, causando alívio. Que tal dar uma maçã geladinha?

Se ainda permanecer o incomado, vale usar outras medidas como: 

Uso de anestésicos locais para aliviar a gengiva do bebê. Massageie as gengivas doloridas e irritadas do seu bebê com a ponta do dedo para ajudar a diminuir a dor e a tensão. Existem no comércio vários tipos de pomadas anestésicas, tenha cuidado ao usar um medicamento. Procure o médido ou dentista antes de iniciar o uso. 


O paracetamol (TILENOL BEBÊ ) para bebé poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebé ingira qualquer tipo de medicamento.

Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebé, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.  

Nunca esfregue as gengivas do bebé com álcool


Sempre consulte um médico antes de tomar as providências. Quando o primeiro dentinho aparecer, pode fazer uma consulta com um dentista. Assim ele poderá dar as melhores dicas de como lidar com esta fase tão delicada e excitante para o bebé.  Sempre faça a higiene da boquinha do bebê após cada alimentação. No início nunca vai ser fácil, mas quanto mais ele se acostumar com a limpeza, dentes melhores e se cárie ele terá.


Algumas dicas de Site:


 
Caso tenha alguma pergunta ou outro comentário não deixe de escrever! 
Você pode me mandar um email também. 
 
dra.karolmartins@gmail.com