quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como tomar sorvete quando os dentes estão sensíveis?!?!?!

A ídeia do texto de hoje surgiu com uma de nossas seguidoras. A mesma pediu que o próximo texto fosse sobre SENSIBILIDADE.









AFINAL, O que é sensibilidade e por que os dentes ficam sensíveis?
O nome correto seria HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA. É um problema comum que atinge cerca de 25% dos adultos de acordo com estudos atuais.
SENSIBILIDADE seria só aquela pequena dor ao estímulo gelado, sendo normal e ocorrendo mais em dentes permanentes do que nos destes de leite. Por isso é normal uma criança de 6-8 anos reclamar que os dentes anteriores doem ao beber agua gelada ou tomam sorvete. 
Dentes sensíveis (com HIRPERSENSIBILIDADE) são aqueles que sofrem uma dor transitória, normalmente aguda, exagerada e rápida, quando expostos a estímulos gelados, quentes, doces e ácidos ou até mesmo ao toque, sem que haja outra forma de patologia dental. 
A Causa mais comum é a exposição da dentina devido a retração gengival, porém existem outras causas: Doença periodontal, Fratura dental, Abrasão Dentale e  Erosão Dental.

Esta exposição de dentina ao meio bucal sob estímulos permite o deslocamento de fluido para o interior dos túbulos dentinário (pequenos buracos microscópicos que vão até a polpa do dente onde tem o nervo e vasos sanguíneos do dente), estimulando o nervo e provocando dor.
Vários são os tratamentos que você pode conversar com o seu DENTISTA para o mesmo surgerir o tratamento ideal ( varia para cada caso).

Dentre os meios que podem tratar a Hipersensibilidade Dentinária temos: a Aplicação de Flúor Verniz, Aplicação de dessensibilizantes, Restauração Dentária, e Cirurgia periodontal.

Além destes tratamento existem as pastas para dentes sensíveis com a Colgate Sensitive e a Sensodyne por exemplo. Estas pastas possuem medicamentos que vão fechar os canalículos dentinários levando um alívio da sintomatologia. Porém, como já informei a vocês existem tratamentos para cada caso, por isso CONSULTE sempre o seu DENTISTA! :)

DEIXEM sua opnião e dicas de novos temas! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário