segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Primeiro Mês do ANO e os Primeiros Dentinhos!

Feliz 2011!!!

Esta primeira postagem será uma homenagem aos meus pequeninos pacientes! 

É TÃO BOM poder recebê-los bem cedo em meu consultório! 

Além de amar poder ver este bebês, saber que as primeiras instruções vai trazer uma melhor saúde bucal e evitar a presença de cáries, fico eternamente grata em poder ajudar! 

Hoje ainda recebo em meu consultório muitas crianças de 8meses - 4 anos de idade com vários dentes acometidos por esta doença e até com a necessidade de tratamento de Canal.

Vale a pena cuidar desde cedo e saber o que é o melhor para o seu filho. Vale lembrar que nenhum paciente é igual a outro, e que cada um merece um cuidado especial! 

Hoje falarei sobre os sintomas da erupção dos primeiros dentinhos. 

OS PRIMEIROS DENTINHOS

A primeira preocupação como mãe se deve quanto a todos os sintomas que aparecem quando o bebê está prestes a ter o primeiro dentinho. 

Sintomas 

Existe uma variação muito grande de sintomas gerais supostamente associados com o irrompimento dos dentes de leite, tais como febre, falta de apetite, erupção cutânea, corisa, aumento da salivação, diarréia fraca e outros.
O aparecimento do dente é um processo normal, mas alguns distúrbios podem aparecer neste período, entretanto nem sempre estão relacionados com o dente.
A salivação excessiva pode estar relacionada direatamente com a dor e o desconforto experimentado pela criança ou também pela maturação das glândulas salivares. 
É importante saber que alguns sintomas acentuados durante este período podem alertar  uma associação com alguma doença sistêmica que pode estar ocorrendo concomitantemente. 
Um estado febril de 37 graus é normal, mas um estado febril maior e apresentar o quadro de diarréia, vômitos, é necessário a procura de uma orientação médica.


O que fazer 

Para diminuir o incomodo:


Sempre recomendo usar a menor quantidade de medicamentos possíveis. E por isso estarei indicando primeiramente duas formas de alívios sem medicamento. 

Mantenha o bebé distraído para ajudar a não prestar atenção nos sintomas. Músicas,Brincadeiras, Livros interativos e passeios são algumas das formas que poderemos ajudar.

Use mordedores. Ele se torna o melhor amigo do bebé nesta fase. Estes normalmente têm um formato e material ideal para massagear as gengivas sem que as machuque, aliviando a sensação de coceira. Os mordedores são feitos de materiais que podem ser esterilizados sem problemas.Esterilize-os e coloque-os na geladeira.O frio suaviza e anestesia gengivas doloridas.Se seu bebê gostar do frio, quando um mordedor esquentar, substitua-o por outro frio.

 

Introduza novos alimentos na dieta do bebê assim que iniciar a dentição. É bom que os pais aumentem a consistência dos alimentos dados ao bebé, pois assim ele aprenderá a mastigar e isso ainda ajudará a aliviar a coceira na gengiva. Dê ao seu bebé bebidas e alimentos frios e mais durinhos quando ele estiver com muita coceira. Isso tudo massageia a gengiva, causando alívio. Que tal dar uma maçã geladinha?

Se ainda permanecer o incomado, vale usar outras medidas como: 

Uso de anestésicos locais para aliviar a gengiva do bebê. Massageie as gengivas doloridas e irritadas do seu bebê com a ponta do dedo para ajudar a diminuir a dor e a tensão. Existem no comércio vários tipos de pomadas anestésicas, tenha cuidado ao usar um medicamento. Procure o médido ou dentista antes de iniciar o uso. 


O paracetamol (TILENOL BEBÊ ) para bebé poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebé ingira qualquer tipo de medicamento.

Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebé, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.  

Nunca esfregue as gengivas do bebé com álcool


Sempre consulte um médico antes de tomar as providências. Quando o primeiro dentinho aparecer, pode fazer uma consulta com um dentista. Assim ele poderá dar as melhores dicas de como lidar com esta fase tão delicada e excitante para o bebé.  Sempre faça a higiene da boquinha do bebê após cada alimentação. No início nunca vai ser fácil, mas quanto mais ele se acostumar com a limpeza, dentes melhores e se cárie ele terá.


Algumas dicas de Site:


 
Caso tenha alguma pergunta ou outro comentário não deixe de escrever! 
Você pode me mandar um email também. 
 
dra.karolmartins@gmail.com










Um comentário:

  1. Excelente e bem na hora! Os dentinhos molares de Luisa estao nos atormentando, durante o dia eh facil distrair, mas quando a noite vem a pobre acorda aos gritos!!! Gostei da dica do mordedor gelado! Ja estou aqui no Amazon.co.uk comprando um morderdor especifico para os molares. Acho que vamos ter que marcar uma consulta para Agosto!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir